Este blog foi criado para contar a história de bravura deste lindo anjo.
João Pedro nasceu com Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) e permaneceu neste plano por apenas 28 horas. E neste pouco tempo que ele passou por aqui, deixou um linda lição de amor, força e garra.
Ele é com certeza um Anjo Guerreiro.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um anjo em nosso caminho

Seguindo a nossa busca pelo melhor para o nosso pimpolho, fomos até o consultório do Dr Lionel. Como eu disse, não estava levando muita fé, pois a especialidade dele era em Urologia pediátrica, mas fui mesmo assim só pra ouvir uma segunda opinião. Chegando no consultório eu ficava olhando as crianças que estavam aguardando pra consultar e não conseguia parar de imaginar o João Pedro naquela situação...

A sala de espera do consultório era bem simpática, me senti bem ali, e o JP também pois ele não se agitou como nas outras consultas. Quando entramos no consultório me deparei com um senhor de cinqüenta e poucos anos com um ar muito amigável. Reparei no ambiente e não pude deixar de observar que um lado da sala era cheio de bonequinhos, tinha uma mesinha com brinquedos, era como se fosse um quarto de criança, e do outro lado era a mesa do médico e atrás dele tinham prateleiras cheias de livros sobre cirurgia pediátrica. Isso me passou uma boa impressão.

Começamos nossa conversa com o Dr Lionel e como sempre eu saltei na frente falando sobre o problema e sobre o que eu sabia de HDC. Ele ouviu pacientemente e quando eu terminei de falar ele olhou pro Amaral e disse “e tu pai, quais as tuas dúvidas?”, ou seja, ele se importava com o que nós dois estávamos passando e não só com o bebê ou comigo, pois muitos se importam só com a gestante e esquecem que o pai também sofre com isso. O Amaral disse que nossas dúvidas eram as mesmas e que o que ele queria saber era tudo que eu já tinha perguntado.

O Dr pediu então que eu mostrasse a ecografia que identificava o problema. Observei que ele não se deteve apenas em ler o laudo do exame. Ele folhou as páginas e sorria a cada imagem que via (era a eco 3D). Senti muita sensibilidade da parte dele, e gostei disso. Me passou a certeza de que ele amava o que fazia. Talvez porque eu estava acostumada com minha gineco que nem olhava as fotinhos e não dava a mínima para o que eu estava sentindo. Bom, ele olhou os exames, calmamente levantou, pegou um livro da prateleira e foi direto na página sobre HDC, sem ficar pesquisando muito. Isso me agradou, pois percebi que o assunto não era desconhecido pra ele.

Ele nos mostrou o livro, falou sobre cada imagem, explicou como seria. Nos disse que assim que o João Pedro nascesse ele iria direto para a UTI Neo para ser entubado pois não poderia respirar sozinho. Disse que a cirurgia só aconteceria depois que o JP estivesse estável e respondendo bem aos equipamentos de respiração. Nos explicou que o período mais difícil era entre o nascimento e a cirurgia, ou seja, o período de estabilização, pois esse seria o período em que, mesmo com auxílio dos equipamentos, o JP usaria seus pulmões e precisaria um pouco de esforço para isso. Ele nos disse que se o pior acontecesse neste período, não seria a cirurgia que resolveria o problema. Enfim, com Dr Lionel tivemos uma nova aula sobre o assunto.

Ele pediu que eu não ficasse triste, pois como o JP teria que ir direto para a UTI Neo, eu nem poderia vê-lo assim que nascesse. Nessas alturas eu já não me importava mais com isso. Claro que fiquei sentida, pois sonhava muito com o momento em que meu filhote nascesse e colocassem ele em cima de mim pra eu ver, mas nesta situação o que mais importava era que ele fosse atendido imediatamente. Eu veria ele depois quando fosse na Neo.

Perguntei ao Dr Lionel qual hospital ele indicava e sem pestanejar ele disse “Moinhos de Vento”. Ele nos explicou que o Moinhos é o hospital como melhores condições de receber bebês de alto risco e principalmente, que lá tem todos os equipamentos que a patologia do João Pedro exigia. Expliquei pra ele que eu tinha tentando visitar o Moinhos para conhecer mas que tinham me barrado. Quando falei isso, na mesma hora ele pegou o telefone e ligou direto para a Dra Desiré, diretora da UTI Neo do Moinhos, mas ela não pode atender, então ele deixou recado para que ela entrasse em contato com ele. Ele queria conversar com ela para que ela autorizasse nossa visita ao hospital.

Expliquei pra ele que minha gineco não era credenciada com o Moinhos. Eu já estava desgostosa com o atendimento dela, mas achava complicado nessa altura da minha gestação trocar de obstetra, mas se fosse preciso eu trocaria. Afinal, o mais importante nesse caso era ter um bom cirurgião pediátrico, o obstetra era secundário. Então o Dr Lionel disse que quando falasse com a Dra Desiré, pediria pra ela uma autorização especial para que minha obstetra me atendesse lá no Moinhos independente de nós escolhermos ele como cirurgião.

Ele me disse que se nós ficássemos com ele como cirurgião, eu deveria voltar em seu consultório quando tivesse com 35 semanas para realizar um exame para saber as condições da formação pulmonar do JP e também para definirmos a equipe pediátrica que atenderia ele de imediato.  

Saí do consultório encantada. Olhei pro Amaral e disse com lágrimas nos olhos “acho que encontramos o anjo do João Pedro, por mim não precisamos procurar mais nenhum médico” e ele concordou comigo. Eu estava eufórica, já liguei pra minha mãe pra contar, liguei pra minha amiga Vivi, peguei ela no trabalho e viemos pra casa eu contando tudo da consulta pra ela. Ela me deu força, dizendo que sabia que Deus não falharia com a gente e que ele tinha colocado sim um anjo no nosso caminho.

Em menos de meia hora depois que saímos do consultório, ainda estávamos no trânsito de Porto Alegre, o Dr Lionel me ligou dizendo que já havia falado com a Dra Desiré e ela entraria em contato conosco para agendarmos a visita ao hospital e que também ele já tinha conseguido a autorização para minha gineco fazer meu parto lá e que inclusive já tinha até entrado em contato com ela e ela não se opôs. Perfeito, eu não ia precisar trocar de obstetra.

Eu não tinha reação, só conseguia chorar e agradecer. Agradeci muito ao Dr Lionel e a Deus por estar me colocando no caminho certo para o melhor pro meu filho. Quando chegamos em casa era só alegrias contando pra nossa família sobre o médico anjo que encontramos. Depois disso decidimos nem ir consultar com o Dr Cyrus que já estava marcado, já tínhamos encontrado o médico perfeito.

Dois dias depois ligaram do Moinhos agendando pra gente ir lá. Quando chegamos eu estava ansiosa. A Dra Desiré nos recebeu e junto com a Enfa. Andréa nos levou pra conhecer a estrutura da UTI Neo. Nos mostraram cada sala, explicaram com era o funcionamento na Neo, que só os pais podem ter acesso aos bebês. Nos mostraram também o corredor onde ficam expostos os quadros de fotos e histórias dos bebês que passaram pela neo. Não consegui não me emocionar vendo aquilo, ainda mais quando vi o quadrinho de uma menina que teve HDC e que hoje vive muito bem. Imaginei quando fosse a minha vez de mandar um quadrinho do João Pedro pra lá. Elas nos falaram também que a maternidade e UTI Neo estava em reformas e que no final de dezembro seria inaugurada a nova unidade, com muito mais leitos e tecnologia. Falamos sobre a possibilidade do João Pedro nascer já nesta nova unidade, já que agendamos o parto para dia 03/01/11. Como era obrigatório ser parto cesariana, tinha que ser com data e hora marcada, pra não corrermos risco de imprevistos.

Depois de nos apresentarem a UTI Neo, a Dra Desiré e a Enfa Andréa nos apresentaram à Debié e o Rafa,  pais da Cecília. A Cecília nasceu em 21/09/10, também tinha HDC e ainda estava internada, e quando a Débie e o Rafa souberam do nosso caso, quiseram nos conhecer pra conversar e nos contar sobre a experiência que estavam passando. Fomos então pra salinha dos pais onde nos apresentamos e começamos a conversar.

Foi um encontro muito emocionante. Logo que sentamos a Débie me deu de presente uma medalhinha e a oração de Nossa Senhora de Lourdes, pois foi Nela que ela se apegou. Eu chorei emocionada e chorava a cada história que eles nos contavam. Nós tínhamos muito em comum. Assim como nós eles eram um casal jovem e a Cecília era o primeiro bebê, e ver a força daqueles dois, a barra que estavam passando há quase dois meses dentro daquele hospital me deu certeza e confiança de que nós teríamos força também para fazer o mesmo. Foi muito boa nossa conversa. Eu e a Débie mantemos contato até hoje e como eu disse lá no início, ela foi uma das pessoas que me deu motivação pra escrever este blog. Ela criou um blog para a Cecília também http://ceciliabatatinha.blogspot.com/ e através dele ela conta o sucesso do caso delas.

Nossa conversa não tinha fim, eu não queria ir embora, queria ficar ali perguntando e ouvindo as coisas que eles tinham pra nos contar, mas tínhamos que ir embora. Antes de sair fomos até a porta da sala onde a Cecília estava e a enfermeira que estava com ela, pegou a Cecília no colo e nos mostrou de longe, pois não podíamos tocá-la. Quando vi aquela guria linda, bem cabeluda, de roupinha cor-de-rosa, não me agüentei. Segurei firme enquanto estava lá dentro, mas depois que saí deixei as lágrimas correrem. Não tinha como não pensar que um dia seria o João Pedro que estaria lindo daquele jeito mesmo depois das dificuldades.

Viemos pra casa e fomos contar pras nossas famílias. Minha mãe e minha irmã se emocionaram quando contei do meu encontro com a Débie. Mas enfim, as coisas estavam se organizando: o médico e o hospital estavam definidos, os exames tinham dado bons resultados, agora era só esperar as 10 semanas que ainda faltavam pra ele chegar.

2 comentários:

  1. Grayce, impossível conter as lágrimas lembrando do nosso encontro... Lembro nitidamente daquele dia... Lembro do que pensei quando a dra. Desirê pediu se poderiamos conversar com vcs... Pensei assim: Meu Deus, mais um casal q tem q passar pelo que estamos passando, Deus ilumine os passos deles, para que eles escolham o melhor para o bebê deles.
    Infelizmente nosso final foi diferente, mas não tenho dúvidas que vcs escolheram o melhor por ele.
    Beijao quarida

    ResponderExcluir
  2. Minha Cumade!

    Parabéns pelo blog!!! A cada dia está mais lindo e emocionante....

    É impossível conter as lágrimas, reviver novamente a cada notícia, e saber o quanto esperávamos pelo nosso GUERREIRO!

    Que Deus te dê força para continuar... tu escreve muito bem, e com certeza com teu blog estará ajudando outras pessoas.

    Bjãooo

    ResponderExcluir